Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Química Licenciatura

AutorTítuloAnoCursoDownload
Crediana Chris de SiqueiraDesenvolvimento de um jogo para o ensino da origem dos elementos químicos da tabela periódica2020QLIBaixar
Lucas de Freitas DorçaRevisão bibliográfica sobre a educação domiciliar no Brasil 2020QLIBaixar
Marcela Openheimer PereiraConcepções de docentes do ensino superior sobre a educação inclusiva de alunos com deficiência2020QLIBaixar
Mariany Barnabé Ferreira
O uso de vídeos sobre a história da química no portal do professor: Análise das concepções sobre a Natureza da Ciência2020QLIBaixar
Ana Caroline Vieira CorreiaAtividades didáticas na abordagem de aspectos da natureza da ciência: um estudo bibliográfico2020QLIBaixar
Gabriel dos Santos Pinto Cioffi Cidadania, Relações Étnicos-Raciais e Ensino de Ciências: Um estudo sobre o Estado da Arte2020QLIBaixar
Gilberto Morais VilelaDesenvolvimento de uma sequência didática para orientar os técnicos na condução educativa das visitas escolares às estações de tratamento de esgoto2020QLIBaixar
Glaubert Lucas de Carvalho CabralQuímica a evasão acadêmica no curso de licenciatura em química: Um retrato a partir da visão dos evadidos2020QLIBaixar
Isabella Balducci RezendeAnálise dos recursos didáticos de química nas aulas remotas de Minas Gerais no período da pandemia devido à COVID-192020QLIBaixar
Isadora Ribeiro Antunes Desenvolvimento e análise de um recurso educacional aberto utilizando a metodologia de storytelling para o ensino de química2020QLIBaixar
Marcella Fernandes XavierDesafios enfrentados por professores universitários na educação inclusiva para alunos com transtorno do espectro autista2020QLIBaixar
Marcus Leonan Costa GuimarãesExperimentação no ensino de química: Percepções de professores de química da região de Itajubá-MG2020QLIBaixar
Ralf Ricardo Ramalho Junior O cultivo de hortaliças como base inicial para o ensino de características químicas dos solos 2020QLIBaixar
Willian Guimarães de Carvalho Costa“Tratando a água”: Um jogo didático para o ensino de química com enfoque na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS
2020QLIBaixar
Camila Ichii CostaPotencialidades e limitações da plataforma de cursos abertos UNIFEI quando utilizada como um instrumento didático no ensino de química geral 2019QLIBaixar
Elias Vitor Bordinhon Questões sociocientíficas no ensino de química: o episódio da Fosfoetanolamina2019QLIBaixar
Gabriel dos Santos e SilvaA peça “Alice Cientificamente Comprovada” na abordagem de aspectos da Natureza da Ciência para alunos do Ensino Médio2019QLIBaixar
Isabella Rizzo ContariniUso de textos de divulgação científica em sequências didáticas elaboradas por licenciandos em química2019QLIBaixar
José Vinicio Archanjo JúniorTeatro de Divulgação Científica: as possibilidades de um projeto extracurricular e sua relação com a Natureza da Ciência2019QLIBaixar
Lucas Penha DutraEvasão de um curso de licenciatura em química: mapeamento para os ingressantes entre os anos de 2012 a 20142019QLIBaixar
Mateus Vinícius Nascimento da SilvaIlha interdisciplinar de racionalidade: uma análise da presença da pseudociência em uma turma do ensino médio2019QLIBaixar
Natália Mota FonsecaA (in)visibilidade das mulheres na pesquisa e no ensino de química nas instituições federais da microrregião do sul de Minas Gerais2019QLIBaixar
Sandra Aparecida Martins e SilvaUso de metodologias ativas no ensino de química analítica: uma ação mediada para avaliar a motivação e participação dos estudantes na disciplina de Química Analítica Quantitativa na Universidade Federal de Itajubá 2019QLIBaixar
Bruno Yuri Diogo SilvaAs implicações do projeto Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências na formação dos licenciandos de química da UNIFEI2018QLIBaixar
Catarina da Silva BudaProposição de uma sequência didática baseada em história da ciência: O caso da história da radioatividade2018QLIBaixar
Maria Dara Vilas BôasTecnologias digitais nas aulas de química: Análise das percepções de discentes e docentes a partir de uma sequência didática2018QLIBaixar
Natália Mutti PeixotoMapa conceitual como ferramenta para o ensino de química2018QLIBaixar
Paola Tatiane ColosimoEnsino de Funções Orgânicas por Meio da Abordagem CTS com a Temática Alimentos2018QLIBaixar
Silvana Aparecida Souza Silva
Ensino Colaborativo Para Inclusão no Ensino de Química: desafios e possibilidades em uma escola no Sul de Minas Gerais2018QLIBaixar
Tainara Aparecida Nunes Ribeiro Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Concepções e práticas pedagógicas dos professores de ciências e matemática2018QLIBaixar
Beatriz Dos Santos De AraújoAnálise da Trajetória da Educação Inclusiva no Encontro Nacional de Ensino de Química entre os anos 2004 a 20162017QLIBaixar
Jéssica Santos ValérioO uso de analogias sobre o conceito de equilíbrio químico em livros didáticos: Reflexos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
2017QLIBaixar
João Pedro dos Santos Silva
Identificação e análise das propostas de atividades experimentais nos livros didáticos de química aprovados no PNLD 20182017QLIBaixar
João Pedro de Oliveira BragaTextos da revista Minas Faz Ciência para abordagem de aspectos da natureza da ciência2017QLIBaixar
Marina Correia da SilvaO ensino de química para alunos com transtorno do espectro autista: Análise das concepções dos professores de química2017QLIBaixar
Rafaela Corrêa SilvaCaracterização de peças de teatro científico descritas em publicações da área de ensino de ciências2017QLIBaixar
Raissa Conceição RochaEnsino de química a alunos com deficiência: um estudo sobre a percepção de estagiários2017QLIBaixar
Taynara Alves de CarvalhoA compreensão de professores de Química Geral da UNIFEI em relação à inclusão de alunos com deficiência visual2017QLIBaixar
João Victor Rocha FreitasAplicação e análise de um projeto de educação ambiental sobre reaproveitamento de resíduos orgânicos2015QLIBaixar
Lucas César da Silva Estudo de casos com abordagem experimental: uma proposta para a alfabetização científica2015QLIBaixar
Natália de Paiva DinizHistória da ciência no estudo dos modelos atômicos: uma análise da abordagem historiográfica2015QLIBaixar
Eleny Gomes De Carvalho GonçalvesUm estudo sobre a relação da evasão escolar com a formação continuada de professores de química2021QLIBaixar
Matheus de Brito ReisA influência da filosofia de Paulo Freire nos documentos curriculares brasileiros2021QLIBaixar
Mônica Caroline CarvalhoInclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino de Ciências: uma revisão bibliográfica2021QLIBaixar
Patricia Rodrigues Dos SantosAtividades extracurriculares como um fator de permanência no ensino superior: Um estudo exploratório nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Itajubá 2021QLIBaixar