Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Química Licenciatura

AutorTítuloAnoCursoDownload
Thainá Elizabeth FreitasMulheres na ciência brasileira: Johanna Döbereiner e a fixação do nitrogênio no solo2023QLIBaixar
Tânia dos Santos GarciaFeiras de ciências na escola: concepções e práticas de professores de química2023QLIBaixar
Pâmela Cândido FélixNão mexe com a minha cor: do evento ao movimento, da universidade a sociedade2023QLIBaixar
Karen Adrielle de Faria SilvaAnálise do desenvolvimento de competências digitais em um curso de formação continuada utilizando o modelo TPACK2023QLIBaixar
Josilene Maria de SiqueiraUso das TDIC por professores da educação básica antes, durante e depois do período de aulas remotas devido à pandemia de COVID-192023QLIBaixar
João Marcos Lima SoaresA história da ligação química em livros didáticos: visões
historiográficas e da natureza da ciência no PNLD 2018
2023QLIBaixar
Jhully Anne Barros Carvalho RibeiroEstado da arte do uso de plantas medicinais no Ensino de
Química
2023QLIBaixar
Gustavo Teodoro BustamanteRevisão bibliométrica crítica sobre o tema descolonialidade na educação2023QLIBaixar
Edson Luiz Campos CruzProcessos avaliativos em uma escola estadual de educação básica: as escolhas dos professores da área de
ciências da natureza e as relações com os objetivos avaliativos
2023QLIBaixar
Bruna Marques ContiProdução de materiais didáticos para o ensino de química: uma prática na formação docente2023QLIBaixar
Amanda de Souza PereiraAlquimia, química e mulheres na ciência: um estudo de caso sobre Marie Meurdrac2023QLIBaixar
Caio Roberto de SouzaA relação entre arte e ciência como possibilidade para o ensino de ciências da natureza: uma pesquisa bibliográfica na Revista Ciência e Cultura.2022QLIBaixar
Jeser Papi AntunesA história da lei periódica de John Newlands: possibilidades para o ensino de química2022QLIBaixar
Jade Carvalho FerreiraCursinho Popular extensionista: formação profissional e formação inicial no contexto do CATS2022QLIBaixar
Davi Veloso RibeiroQuímica e Literatura: o potencial pedagógico do livro "Um Brinde de Cianureto" de Agatha Christie2022QLIBaixar
Aloma Gusmão FreitasDesenvolvimento de uma sequência didática para ensinar macronutrientes e micronutrientes químicos do solo.2022QLIBaixar
Léllis Barboza da SilvaO modelo atômico de nagaoka: uma abordagem histórica para promover a decolonialidade2022QLIBaixar
Marcelo Alexandre Barnabé FerreiraAnálise dos níveis de complexidade das atividades experimentais investigativas reportadas na literatura da área de ensino de química2022QLIBaixar
Leticia Alkimin MunizHistória da química no Brasil: Vicente Telles, o primeiro químico moderno brasileiro2022QLIBaixar
Paloma de FariaUtilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no ensino de química: percepções de docentes da educação básica durante o ensino remoto na pandemia de COVID-192022QLIBaixar
Cleandson Dourado VieiraQuímica numa perspectiva inclusiva: mapeamento de materiais didáticos para pessoas com deficiência visual2022QLIBaixar
Karla Mariana FerreiraA alimentação em livros didáticos de química para o ensino médio2022QLIBaixar
Mirelly de Azevedo Vaz FonsecaAtividades experimentais investigativas no ensino de química: uma análise dos planos de aula de futuros professores utilizando a ferramenta DEEnCi2022QLIBaixar
Michele dos Santos Vilas BôasCircuito Científico: a alfabetização científica em uma atividade de divulgação da ciência2022QLIBaixar
Rafaela Helena de Lima Freire VieiraA formação de professores sob a perspectiva da educação inclusiva: uma análise dos cursos de química licenciatura de Minas Gerais2022QLIBaixar
Jayne Mara Vilas Boas BatistaO teatro em atividades didáticas para o ensino de química: uma pesquisa bibliográfica2022QLIBaixar
Eleny Gomes De Carvalho GonçalvesUm estudo sobre a relação da evasão escolar com a formação continuada de professores de química2021QLIBaixar
Matheus de Brito ReisA influência da filosofia de Paulo Freire nos documentos curriculares brasileiros2021QLIBaixar
Mônica Caroline CarvalhoInclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino de Ciências: uma revisão bibliográfica2021QLIBaixar
Patricia Rodrigues Dos SantosAtividades extracurriculares como um fator de permanência no ensino superior: Um estudo exploratório nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Itajubá 2021QLIBaixar
Edson GonçalvesAtividades experimentais para a cinética química: análise dos livros didáticos de química do PNLD 20182021QLIBaixar
Melina Espanhol SoaresOs reflexos da pandemia no ensino médio de três cidades do sul de Minas Gerais2021QLIBaixar
Maria Luísa Soares de AbreuMulheres na ciência: Irène Joliot-Curie e a radioatividade artificial2021QLIBaixar
Bárbara Lima NotaroSequência didática inclusiva para um aluno com transtorno do espectro autista2021QLIBaixar
Viviane Cristina CamposGênero e sexualidade na perspectiva de professores de química2021QLIBaixar
Matheus Gabriel Guardiano dos SantosSemeando cientistas: propostas de oficinas sobre educação ambiental e aplicação da metodologia stem2021QLIBaixar
Crediana Chris de SiqueiraDesenvolvimento de um jogo para o ensino da origem dos elementos químicos da tabela periódica2020QLIBaixar
Lucas de Freitas DorçaRevisão bibliográfica sobre a educação domiciliar no Brasil 2020QLIBaixar
Marcela Openheimer PereiraConcepções de docentes do ensino superior sobre a educação inclusiva de alunos com deficiência2020QLIBaixar
Mariany Barnabé Ferreira
O uso de vídeos sobre a história da química no portal do professor: Análise das concepções sobre a Natureza da Ciência2020QLIBaixar
Ana Caroline Vieira CorreiaAtividades didáticas na abordagem de aspectos da natureza da ciência: um estudo bibliográfico2020QLIBaixar
Gabriel dos Santos Pinto Cioffi Cidadania, Relações Étnicos-Raciais e Ensino de Ciências: Um estudo sobre o Estado da Arte2020QLIBaixar
Gilberto Morais VilelaDesenvolvimento de uma sequência didática para orientar os técnicos na condução educativa das visitas escolares às estações de tratamento de esgoto2020QLIBaixar
Glaubert Lucas de Carvalho CabralQuímica a evasão acadêmica no curso de licenciatura em química: Um retrato a partir da visão dos evadidos2020QLIBaixar
Isabella Balducci RezendeAnálise dos recursos didáticos de química nas aulas remotas de Minas Gerais no período da pandemia devido à COVID-192020QLIBaixar
Isadora Ribeiro Antunes Desenvolvimento e análise de um recurso educacional aberto utilizando a metodologia de storytelling para o ensino de química2020QLIBaixar
Marcella Fernandes XavierDesafios enfrentados por professores universitários na educação inclusiva para alunos com transtorno do espectro autista2020QLIBaixar
Marcus Leonan Costa GuimarãesExperimentação no ensino de química: Percepções de professores de química da região de Itajubá-MG2020QLIBaixar
Ralf Ricardo Ramalho Junior O cultivo de hortaliças como base inicial para o ensino de características químicas dos solos 2020QLIBaixar
Willian Guimarães de Carvalho Costa“Tratando a água”: Um jogo didático para o ensino de química com enfoque na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS
2020QLIBaixar
Camila Ichii CostaPotencialidades e limitações da plataforma de cursos abertos UNIFEI quando utilizada como um instrumento didático no ensino de química geral 2019QLIBaixar
Elias Vitor Bordinhon Questões sociocientíficas no ensino de química: o episódio da Fosfoetanolamina2019QLIBaixar
Gabriel dos Santos e SilvaA peça “Alice Cientificamente Comprovada” na abordagem de aspectos da Natureza da Ciência para alunos do Ensino Médio2019QLIBaixar
Isabella Rizzo ContariniUso de textos de divulgação científica em sequências didáticas elaboradas por licenciandos em química2019QLIBaixar
José Vinicio Archanjo JúniorTeatro de Divulgação Científica: as possibilidades de um projeto extracurricular e sua relação com a Natureza da Ciência2019QLIBaixar
Lucas Penha DutraEvasão de um curso de licenciatura em química: mapeamento para os ingressantes entre os anos de 2012 a 20142019QLIBaixar
Mateus Vinícius Nascimento da SilvaIlha interdisciplinar de racionalidade: uma análise da presença da pseudociência em uma turma do ensino médio2019QLIBaixar
Natália Mota FonsecaA (in)visibilidade das mulheres na pesquisa e no ensino de química nas instituições federais da microrregião do sul de Minas Gerais2019QLIBaixar
Sandra Aparecida Martins e SilvaUso de metodologias ativas no ensino de química analítica: uma ação mediada para avaliar a motivação e participação dos estudantes na disciplina de Química Analítica Quantitativa na Universidade Federal de Itajubá 2019QLIBaixar
Bruno Yuri Diogo SilvaAs implicações do projeto Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências na formação dos licenciandos de química da UNIFEI2018QLIBaixar
Catarina da Silva BudaProposição de uma sequência didática baseada em história da ciência: O caso da história da radioatividade2018QLIBaixar
Maria Dara Vilas BôasTecnologias digitais nas aulas de química: Análise das percepções de discentes e docentes a partir de uma sequência didática2018QLIBaixar
Natália Mutti PeixotoMapa conceitual como ferramenta para o ensino de química2018QLIBaixar
Paola Tatiane ColosimoEnsino de Funções Orgânicas por Meio da Abordagem CTS com a Temática Alimentos2018QLIBaixar
Silvana Aparecida Souza Silva
Ensino Colaborativo Para Inclusão no Ensino de Química: desafios e possibilidades em uma escola no Sul de Minas Gerais2018QLIBaixar
Tainara Aparecida Nunes Ribeiro Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Concepções e práticas pedagógicas dos professores de ciências e matemática2018QLIBaixar
Beatriz Dos Santos De AraújoAnálise da Trajetória da Educação Inclusiva no Encontro Nacional de Ensino de Química entre os anos 2004 a 20162017QLIBaixar
Jéssica Santos ValérioO uso de analogias sobre o conceito de equilíbrio químico em livros didáticos: Reflexos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
2017QLIBaixar
João Pedro dos Santos Silva
Identificação e análise das propostas de atividades experimentais nos livros didáticos de química aprovados no PNLD 20182017QLIBaixar
João Pedro de Oliveira BragaTextos da revista Minas Faz Ciência para abordagem de aspectos da natureza da ciência2017QLIBaixar
Marina Correia da SilvaO ensino de química para alunos com transtorno do espectro autista: Análise das concepções dos professores de química2017QLIBaixar
Rafaela Corrêa SilvaCaracterização de peças de teatro científico descritas em publicações da área de ensino de ciências2017QLIBaixar
Raissa Conceição RochaEnsino de química a alunos com deficiência: um estudo sobre a percepção de estagiários2017QLIBaixar
Taynara Alves de CarvalhoA compreensão de professores de Química Geral da UNIFEI em relação à inclusão de alunos com deficiência visual2017QLIBaixar
João Victor Rocha FreitasAplicação e análise de um projeto de educação ambiental sobre reaproveitamento de resíduos orgânicos2015QLIBaixar
Lucas César da Silva Estudo de casos com abordagem experimental: uma proposta para a alfabetização científica2015QLIBaixar
Natália de Paiva DinizHistória da ciência no estudo dos modelos atômicos: uma análise da abordagem historiográfica2015QLIBaixar