Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Química Licenciatura
Autor | Título | Ano | Curso | Download |
---|---|---|---|---|
Thainá Elizabeth Freitas | Mulheres na ciência brasileira: Johanna Döbereiner e a fixação do nitrogênio no solo | 2023 | QLI | Baixar |
Tânia dos Santos Garcia | Feiras de ciências na escola: concepções e práticas de professores de química | 2023 | QLI | Baixar |
Pâmela Cândido Félix | Não mexe com a minha cor: do evento ao movimento, da universidade a sociedade | 2023 | QLI | Baixar |
Karen Adrielle de Faria Silva | Análise do desenvolvimento de competências digitais em um curso de formação continuada utilizando o modelo TPACK | 2023 | QLI | Baixar |
Josilene Maria de Siqueira | Uso das TDIC por professores da educação básica antes, durante e depois do período de aulas remotas devido à pandemia de COVID-19 | 2023 | QLI | Baixar |
João Marcos Lima Soares | A história da ligação química em livros didáticos: visões historiográficas e da natureza da ciência no PNLD 2018 | 2023 | QLI | Baixar |
Jhully Anne Barros Carvalho Ribeiro | Estado da arte do uso de plantas medicinais no Ensino de Química | 2023 | QLI | Baixar |
Gustavo Teodoro Bustamante | Revisão bibliométrica crítica sobre o tema descolonialidade na educação | 2023 | QLI | Baixar |
Edson Luiz Campos Cruz | Processos avaliativos em uma escola estadual de educação básica: as escolhas dos professores da área de ciências da natureza e as relações com os objetivos avaliativos | 2023 | QLI | Baixar |
Bruna Marques Conti | Produção de materiais didáticos para o ensino de química: uma prática na formação docente | 2023 | QLI | Baixar |
Amanda de Souza Pereira | Alquimia, química e mulheres na ciência: um estudo de caso sobre Marie Meurdrac | 2023 | QLI | Baixar |
Caio Roberto de Souza | A relação entre arte e ciência como possibilidade para o ensino de ciências da natureza: uma pesquisa bibliográfica na Revista Ciência e Cultura. | 2022 | QLI | Baixar |
Jeser Papi Antunes | A história da lei periódica de John Newlands: possibilidades para o ensino de química | 2022 | QLI | Baixar |
Jade Carvalho Ferreira | Cursinho Popular extensionista: formação profissional e formação inicial no contexto do CATS | 2022 | QLI | Baixar |
Davi Veloso Ribeiro | Química e Literatura: o potencial pedagógico do livro "Um Brinde de Cianureto" de Agatha Christie | 2022 | QLI | Baixar |
Aloma Gusmão Freitas | Desenvolvimento de uma sequência didática para ensinar macronutrientes e micronutrientes químicos do solo. | 2022 | QLI | Baixar |
Léllis Barboza da Silva | O modelo atômico de nagaoka: uma abordagem histórica para promover a decolonialidade | 2022 | QLI | Baixar |
Marcelo Alexandre Barnabé Ferreira | Análise dos níveis de complexidade das atividades experimentais investigativas reportadas na literatura da área de ensino de química | 2022 | QLI | Baixar |
Leticia Alkimin Muniz | História da química no Brasil: Vicente Telles, o primeiro químico moderno brasileiro | 2022 | QLI | Baixar |
Paloma de Faria | Utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no ensino de química: percepções de docentes da educação básica durante o ensino remoto na pandemia de COVID-19 | 2022 | QLI | Baixar |
Cleandson Dourado Vieira | Química numa perspectiva inclusiva: mapeamento de materiais didáticos para pessoas com deficiência visual | 2022 | QLI | Baixar |
Karla Mariana Ferreira | A alimentação em livros didáticos de química para o ensino médio | 2022 | QLI | Baixar |
Mirelly de Azevedo Vaz Fonseca | Atividades experimentais investigativas no ensino de química: uma análise dos planos de aula de futuros professores utilizando a ferramenta DEEnCi | 2022 | QLI | Baixar |
Michele dos Santos Vilas Bôas | Circuito Científico: a alfabetização científica em uma atividade de divulgação da ciência | 2022 | QLI | Baixar |
Rafaela Helena de Lima Freire Vieira | A formação de professores sob a perspectiva da educação inclusiva: uma análise dos cursos de química licenciatura de Minas Gerais | 2022 | QLI | Baixar |
Jayne Mara Vilas Boas Batista | O teatro em atividades didáticas para o ensino de química: uma pesquisa bibliográfica | 2022 | QLI | Baixar |
Eleny Gomes De Carvalho Gonçalves | Um estudo sobre a relação da evasão escolar com a formação continuada de professores de química | 2021 | QLI | Baixar |
Matheus de Brito Reis | A influência da filosofia de Paulo Freire nos documentos curriculares brasileiros | 2021 | QLI | Baixar |
Mônica Caroline Carvalho | Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino de Ciências: uma revisão bibliográfica | 2021 | QLI | Baixar |
Patricia Rodrigues Dos Santos | Atividades extracurriculares como um fator de permanência no ensino superior: Um estudo exploratório nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Itajubá | 2021 | QLI | Baixar |
Edson Gonçalves | Atividades experimentais para a cinética química: análise dos livros didáticos de química do PNLD 2018 | 2021 | QLI | Baixar |
Melina Espanhol Soares | Os reflexos da pandemia no ensino médio de três cidades do sul de Minas Gerais | 2021 | QLI | Baixar |
Maria Luísa Soares de Abreu | Mulheres na ciência: Irène Joliot-Curie e a radioatividade artificial | 2021 | QLI | Baixar |
Bárbara Lima Notaro | Sequência didática inclusiva para um aluno com transtorno do espectro autista | 2021 | QLI | Baixar |
Viviane Cristina Campos | Gênero e sexualidade na perspectiva de professores de química | 2021 | QLI | Baixar |
Matheus Gabriel Guardiano dos Santos | Semeando cientistas: propostas de oficinas sobre educação ambiental e aplicação da metodologia stem | 2021 | QLI | Baixar |
William Junior Santana | Fatores que influenciam a escolha de avaliação de aprendizagem no ensino de ciências exatas no ensino médio | 2021 | QLI | Baixar |
Crediana Chris de Siqueira | Desenvolvimento de um jogo para o ensino da origem dos elementos químicos da tabela periódica | 2020 | QLI | Baixar |
Lucas de Freitas Dorça | Revisão bibliográfica sobre a educação domiciliar no Brasil | 2020 | QLI | Baixar |
Marcela Openheimer Pereira | Concepções de docentes do ensino superior sobre a educação inclusiva de alunos com deficiência | 2020 | QLI | Baixar |
Mariany Barnabé Ferreira | O uso de vídeos sobre a história da química no portal do professor: Análise das concepções sobre a Natureza da Ciência | 2020 | QLI | Baixar |
Ana Caroline Vieira Correia | Atividades didáticas na abordagem de aspectos da natureza da ciência: um estudo bibliográfico | 2020 | QLI | Baixar |
Gabriel dos Santos Pinto Cioffi | Cidadania, Relações Étnicos-Raciais e Ensino de Ciências: Um estudo sobre o Estado da Arte | 2020 | QLI | Baixar |
Gilberto Morais Vilela | Desenvolvimento de uma sequência didática para orientar os técnicos na condução educativa das visitas escolares às estações de tratamento de esgoto | 2020 | QLI | Baixar |
Glaubert Lucas de Carvalho Cabral | Química a evasão acadêmica no curso de licenciatura em química: Um retrato a partir da visão dos evadidos | 2020 | QLI | Baixar |
Isabella Balducci Rezende | Análise dos recursos didáticos de química nas aulas remotas de Minas Gerais no período da pandemia devido à COVID-19 | 2020 | QLI | Baixar |
Isadora Ribeiro Antunes | Desenvolvimento e análise de um recurso educacional aberto utilizando a metodologia de storytelling para o ensino de química | 2020 | QLI | Baixar |
Marcella Fernandes Xavier | Desafios enfrentados por professores universitários na educação inclusiva para alunos com transtorno do espectro autista | 2020 | QLI | Baixar |
Marcus Leonan Costa Guimarães | Experimentação no ensino de química: Percepções de professores de química da região de Itajubá-MG | 2020 | QLI | Baixar |
Ralf Ricardo Ramalho Junior | O cultivo de hortaliças como base inicial para o ensino de características químicas dos solos | 2020 | QLI | Baixar |
Willian Guimarães de Carvalho Costa | “Tratando a água”: Um jogo didático para o ensino de química com enfoque na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS | 2020 | QLI | Baixar |
Camila Ichii Costa | Potencialidades e limitações da plataforma de cursos abertos UNIFEI quando utilizada como um instrumento didático no ensino de química geral | 2019 | QLI | Baixar |
Elias Vitor Bordinhon | Questões sociocientíficas no ensino de química: o episódio da Fosfoetanolamina | 2019 | QLI | Baixar |
Gabriel dos Santos e Silva | A peça “Alice Cientificamente Comprovada” na abordagem de aspectos da Natureza da Ciência para alunos do Ensino Médio | 2019 | QLI | Baixar |
Isabella Rizzo Contarini | Uso de textos de divulgação científica em sequências didáticas elaboradas por licenciandos em química | 2019 | QLI | Baixar |
José Vinicio Archanjo Júnior | Teatro de Divulgação Científica: as possibilidades de um projeto extracurricular e sua relação com a Natureza da Ciência | 2019 | QLI | Baixar |
Lucas Penha Dutra | Evasão de um curso de licenciatura em química: mapeamento para os ingressantes entre os anos de 2012 a 2014 | 2019 | QLI | Baixar |
Mateus Vinícius Nascimento da Silva | Ilha interdisciplinar de racionalidade: uma análise da presença da pseudociência em uma turma do ensino médio | 2019 | QLI | Baixar |
Natália Mota Fonseca | A (in)visibilidade das mulheres na pesquisa e no ensino de química nas instituições federais da microrregião do sul de Minas Gerais | 2019 | QLI | Baixar |
Sandra Aparecida Martins e Silva | Uso de metodologias ativas no ensino de química analítica: uma ação mediada para avaliar a motivação e participação dos estudantes na disciplina de Química Analítica Quantitativa na Universidade Federal de Itajubá | 2019 | QLI | Baixar |
Bruno Yuri Diogo Silva | As implicações do projeto Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências na formação dos licenciandos de química da UNIFEI | 2018 | QLI | Baixar |
Catarina da Silva Buda | Proposição de uma sequência didática baseada em história da ciência: O caso da história da radioatividade | 2018 | QLI | Baixar |
Maria Dara Vilas Bôas | Tecnologias digitais nas aulas de química: Análise das percepções de discentes e docentes a partir de uma sequência didática | 2018 | QLI | Baixar |
Natália Mutti Peixoto | Mapa conceitual como ferramenta para o ensino de química | 2018 | QLI | Baixar |
Paola Tatiane Colosimo | Ensino de Funções Orgânicas por Meio da Abordagem CTS com a Temática Alimentos | 2018 | QLI | Baixar |
Silvana Aparecida Souza Silva | Ensino Colaborativo Para Inclusão no Ensino de Química: desafios e possibilidades em uma escola no Sul de Minas Gerais | 2018 | QLI | Baixar |
Tainara Aparecida Nunes Ribeiro | Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Concepções e práticas pedagógicas dos professores de ciências e matemática | 2018 | QLI | Baixar |
Beatriz Dos Santos De Araújo | Análise da Trajetória da Educação Inclusiva no Encontro Nacional de Ensino de Química entre os anos 2004 a 2016 | 2017 | QLI | Baixar |
Jéssica Santos Valério | O uso de analogias sobre o conceito de equilíbrio químico em livros didáticos: Reflexos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) | 2017 | QLI | Baixar |
João Pedro dos Santos Silva | Identificação e análise das propostas de atividades experimentais nos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2018 | 2017 | QLI | Baixar |
João Pedro de Oliveira Braga | Textos da revista Minas Faz Ciência para abordagem de aspectos da natureza da ciência | 2017 | QLI | Baixar |
Marina Correia da Silva | O ensino de química para alunos com transtorno do espectro autista: Análise das concepções dos professores de química | 2017 | QLI | Baixar |
Rafaela Corrêa Silva | Caracterização de peças de teatro científico descritas em publicações da área de ensino de ciências | 2017 | QLI | Baixar |
Raissa Conceição Rocha | Ensino de química a alunos com deficiência: um estudo sobre a percepção de estagiários | 2017 | QLI | Baixar |
Taynara Alves de Carvalho | A compreensão de professores de Química Geral da UNIFEI em relação à inclusão de alunos com deficiência visual | 2017 | QLI | Baixar |
João Victor Rocha Freitas | Aplicação e análise de um projeto de educação ambiental sobre reaproveitamento de resíduos orgânicos | 2015 | QLI | Baixar |
Lucas César da Silva | Estudo de casos com abordagem experimental: uma proposta para a alfabetização científica | 2015 | QLI | Baixar |
Natália de Paiva Diniz | História da ciência no estudo dos modelos atômicos: uma análise da abordagem historiográfica | 2015 | QLI | Baixar |